post image

Exercício e diabetes: controlar a glicemia através de atividade física

A alimentação e o exercício, esse dois fatores devem ser combinados de forma que mantenham o equilíbrio da glicemia. O exercício aumenta a absorção da glicose pelas células, melhora o funcionamento da insulina e ainda ajuda no controle e perda de peso, que é um fator facilitador do controle glicêmico. A alimentação e o exercício, esse dois fatores devem ser combinados de forma que mantenham o equilíbrio da glicemia. O exercício aumenta a absorção da glicose pelas células, melhora o funcionamento da insulina e ainda ajuda no controle e perda de peso, que é um fator facilitador do controle glicêmico.

Além de controlar a glicemia, o exercício (especialmente o aeróbio, como a corrida, bicicleta ,natação, etc.) melhora o funcionamento do coração, pulmão e sistema circulatório – órgãos de risco para os portadores de diabetes.

O exercício contínuo pode ajudar a diminuir a quantidade de medicamentos e insulina necessários, pois proporciona a retirada de glicose do sangue para produzir energia para a atividade.

Exercícios muito vigorosos podem causar aumento na taxa de glicose no sangue, pois eles sinalizam para o fígado produzir mais glicose para fornecer energia para os músculos. Exercícios leves e moderados tendem a causar apenas a queda da glicemia.

Os usuários de insulina devem ficar atentos para não fazer atividades durante os picos de ação das insulinas. Também não se deve aplicar insulina pouco antes do treino no músculo que vai ser exercitado, como o fluxo sanguíneo na área é maior com o exercício pode ser que a insulina tenha uma ação muito mais rápida que o normal, causando uma hipoglicemia.

Benefícios da atividade física:

– Aumenta o consumo da glicose.

– Diminui a concentração basal e pós-prandial da insulina.

– Aumenta a resposta dos tecidos à insulina.

– Melhora os níveis da hemoglobina glicosilada.

– Melhora o perfil lipídico:

– Diminui os triglicerídeos.

– Aumenta a concentração de HDL-colesterol.

– Diminui levemente a concentração de LDL-colesterol.

– Contribui a diminuir a pressão arterial.

– Aumenta o gasto energético:

– Favorece a redução do peso corporal.

– Diminui a massa total de gordura.

– Preserva e aumenta a massa muscular.

– Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.

– Aumenta a força e elasticidade muscular.

– Promove uma sensação de bem-estar e melhora a qualidade de vida.

Notícia completa em educacaofisica.com.br

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: