post image

Exercício Físico: Além do Emagrecimento

A promessa de se matricular numa academia ou iniciar uma atividade física foi cumprida? Continua se alimentando de forma errada ou partiu para a privação? Perdeu os tão sonhados 10kg (número mágico!), manteve o peso ou ganhou de Natal (antecipado) mais 3kg?

Esses questionamentos no "tratamento" da Obesidade são inevitáveis. Contudo, ao direcionar o olhar somente para as respostas físicas de um indivíduo obeso, esquecemos outros fatores tão importantes quanto à perda de peso, e, que ao longo do processo de Emagrecimento tornam-se essenciais para à Saúde e qualidade de vida, apesar do excesso de peso.

"O exercício físico faz parte da sua rotina? É por obrigação ou por prazer? Faz falta deixar de se exercitar um dia? Você se sente bem no local onde se exercita? Os profissionais prestam uma boa orientação? Mesmo que não tenha perdido peso na balaça sua vida mudou?"

Um número crescente de pessoas têm se tornado cada vez mais ativas e a intenção é torná-las com maior aceitação do próprio corpo, maior autonomia, maior entendimento quando o assunto é alimentação e tudo isso independentemente de alterações consideráveis no peso corporal.

Essas informações têm a ver com a filosofia 'Health at every size', do inglês, 'Saúde em todos os tamanhos'. Desta forma, temos então uma abordagem alternativa ao tratar indivíduos obesos, priorizando o encorajamento de comportamentos saudáveis, independente do 'tamanho' do indivíduo e se haverá perda de peso ou não. Após a conscientização das mudanças de hábitos a redução ponderal torna-se consequência.

Sou um dos Professores responsáveis pelas prescrições e orientações de exercícios físicos do Programa Mais Por Você (Medplan). Os clientes com Obesidade e cadastrados no sistema são convidados a participar das atividades desenvolvidas na academia. Acho interessante compartilhar com vocês algumas condutas que venho desenvolvendo ao longo desses anos, dentre elas, a tríade autoestima-autoconfiança-aceitação.

Partindo do princípio que é obeso, Imagine você o quanto é desmotivante ter como meta inicial a redução de dez quilogramas. Pra completar, ter que frequentar um local onde a maioria se encontra favorável à alteração corporal. Pra acabar de vez, terá que se privar de alimentos e costumes de muito tempo. Antes mesmo de fracassar nos esforços, seu psicológico já se encontra numa posição de inferioridade e acaba tornando você uma pessoa Infeliz. Hoje entendo a frase: Gordinho feliz.

Bem, de início apresento a sala de musculação. E na maioria dos casos (90%) não vão muito com a idéia de se exercitar em aparelhos com nomes esquisitos. E quando eles pensam que irão seguir um regime militar, fazendo exercícios extenuantes, movimentos complexos e serem pressionados a perder peso são surpreendidos com as dinâmicas das aulas. Mas isso nem sempre foi assim! No início da minha formação priorizava o resultado acima de qualquer coisa. Isso foi bom por um lado pois a maioria dos clientes alcançavam resultados e as metas eram cumpridas. Por outro lado a rotatividade era imensa. Ou seja, a adesão ao treinamento não seguia a mesma proporção aos resultados . Treinar em ritmo frenético e se privar do mundo é bom? Não preciso responder. 

Voltando à minha conduta atual, pude perceber que não importa o quanto o indivíduo obeso que chega ao Programa Mais por Você, perca de peso mas sim o quanto de tempo que ele perdura praticando exercícios. Quer um exemplo? Lembra daquela pessoa que vivia com a cara fechada e não conversava? Olha hoje como ela está. 

Além disso, procurei observar mudanças sutis (mas bastante relevantes) desses alunos. Roupas ficando folgadas, a subida na bicicleta tornou-se menos sofrida, a vergonha de conversar com as pessoas diminuiu e até aprender o nome de alguns aparelhos foi visto. Isso tudo sem perda de peso no início. Para muitos isso não é sinônimo de vitória mas pra mim são os passos para se chegar lá. Nós que somos responsáveis pelo treinamento devemos ponderar as prescrições e exigências no cumprimento das metas. O processo de Emagrecimento é complexo, necessita de tempo e infelizmente nem todos irão emagrecer como deveriam, mas isso não faz com que seu trabalho seja em vão. Pelo contrário, tenha orgulho de trazer uma pessoa para participar da vida, com toda independência, confiança e aceitação (da própria pessoa e da população).

Nossa equipe conta ainda com enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas. Temos obtidos grandes resultados, não somente na perda de peso, mas também no controle de clientes com valores pressóricos e glicêmicos elevados e em processo de reabilitação. Trabalhamos com educação e saúde, prestando orientações individuais e o automonitoramento assim como a filosofia Health at every size (HAES) que é pautada por cinco princípios :

1) Reconhecer que a saúde e bem-estar são multidimensionais e incluem aspectos emocionais, físicos e intelectuais;

2) encorajar a construção de uma imagem corporal positiva;

3) aceitar e respeitar a diversidade de tamanhos e formatos corporais;

4) promover uma alimentação que equilibre necessidades nutricionais individuais, além de aspectos como fome, saciedade, apetite e prazer e;

5) promover atividades físicas prazerosas e sustentáveis.

Autor: Halllan Lopes - educador físico do Mais Por Você - Medplan.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: