post image

Salgante e sal light são opções para quem quer substituir o sal refinado

O brasileiro consome tanto sódio que o problema virou uma questão de saúde pública. O excesso de sódio pode gerar uma série de consequências no nosso organismo, como lesão dos vasos sanguíneos, aumento do risco de infarto, AVC, insuficiência cardíaca e doença renal crônica.

Com o objetivo de reduzir o índice de doenças crônicas, o Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação firmaram um compromisso para tentar reduzir a quantidade de sódio nos alimentos industrializados. A redução é gradual, porque a indústria precisa se preparar e as pessoas precisam se acostumar.

Entretanto, existem opções para quem não consegue viver sem o sal. O salgante é para o sal assim como o adoçante é para o açúcar. Ele não tem sódio, a substância responsável por aumentar a pressão. É 100% cloreto de potássio. O gosto não é igual ao sal comum, mas isso depende do paladar de cada um.

Já o sal light é uma espécie de precursor do salgante. Ele tem 50% menos de sódio por porção, se comparado com o sal de cozinha. É feito com metade de cloreto de sódio e metade de cloreto de potássio.

Fonte: G1/bem-estar

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: