post image

Criança pode fazer ioga a partir dos 3 anos; veja benefícios

Esporte para criança é que não falta na hora de pais e mães planejarem uma atividade física. Vôlei, natação, danças, balé, artes marciais, basquete, futebol e muito mais. Opções de lazer para os pequenos não faltam. Mas que tal incluir a ioga como uma opção? Saiba que especialistas recomendam a prática já para os pequenos a partir dos três anos. Espera aí: isso não é aquele negócio onde ficamos de pernas para cima, pensando em nada?

Não é bem por aí. Praticar a ioga pode trazer muitos benefícios: menos estresse e dor, mais alinhamento do corpo e menos incômodo na postura e aumento da concentração. Além disso, auxilia a ter uma respiração mais relaxada, aumentar a concentração e ainda ter a sensação de bem-estar e paz interior. Agora imagina dar para a criança a oportunidade de ela desenvolver esse estado de viver com mais serenidade desde pequena com melhoria ainda no desenvolvimento escolar?

As aulas de ioga para as crianças são uma boa oportunidade de elas aprenderem esses valores e conhecerem ainda o próprio corpo de um jeito lúdico e divertido. Num estudo de 2003, a Universidade da Califórnia mostrou que as crianças que faziam aula de ioga com frequência demonstravam um aumento significativo de autoestima. O levantamento comprovou ainda que além da boa forma, a prática gera melhorias na escola e até uma diminuição de problemas de disciplina. Isso porque os alunos se sentiam mais relaxados e com mais respeito pelos demais colegas.

"Praticar ioga desde criança ajuda a construir um comportamento saudável e mais respeitoso de se relacionar com si mesmo e seu ambiente, de conhecer e cuidar de seu corpo para expressar e exercitar a concentração, criatividade e memória", explica a instrutora de ioga Cassia Parmeggiani, criadora do projeto "Pequenos Yogis", que visa divulgar os benefícios da ioga para crianças.

O que as mães falam sobre a ioga na rotina das crianças?

A empreendedora de 41 anos, Maria Claudia Brigido, já praticava a ioga antes de engravidar de Isabel, hoje com 5 anos de idade. Ela, que via na ioga um jeito de aprender a lidar com a ansiedade, entendeu que a prática iria ajudar Isabel a desenvolver noções de foco, concentração e respiração. "A Isabel é de natureza mais tímida. Na primeira vez, ela passou um tempo olhando, mas logo se animou a participar. No nosso caso, as aulas eram em casa, para eu fazer junto com ela, o que facilitou bastante. A Isabel adora as posições, que são todas imitando animais e seus sons", conta.

Já Miguel Narayan Jourdan Coifman, com um ano e três meses, começou antes mesmo dos três anos na ioga. A mãe Carolina Jourdan, que é instrutora da prática, começou a realizar alguns movimentos com o filho ainda bebê, quando ele tinha apenas três meses. Nesse caso, claro, tudo é muito lúdico. "Ambos mantemos a conexão e serenidade. Era uma forma de me reconstruir e restaurar e, no dele, de aprender a criar consciência corporal e coordenação motora", conta a instrutora de 41 anos.

Embora nunca tenha feito ioga, a médica Adriana Siviero-Miachon, de 41 anos, colocou a filha Sofia, 10 anos, para que ela pudesse experimentar outros movimentos corporais. Procurei a ioga porque queria que ela experimentasse outros tipos de movimentos, além da respiração, relaxamento e reflexão. Ela fez algumas aulas com outras crianças de idade semelhante e, desde o início, adorou o fato de os movimentos lembrarem os dos animais", conta a médica.

Ioga melhora a concentração e disciplina

Adriana conta que a ioga é um momento da filha, que é agitada e ansiosa, parar, pensar, respirar, e sentir os movimentos e o corpo. "É quando a criança tem de parar e olhar para si mesma, respirar e sentir seu corpo, ajudando na concentração e disciplina. Na correria do dia a dia não temos tempo de fazer isso", afirma.

O professor de ioga especializado em crianças, David Arzel, explica que as aulas devem ser muito lúdicas com a utilização de cartas dos bichos, contando histórias e posturas utilizadas. Além disso, o ideal é colocar bastante música para que os pequenos realizem a prática de um jeito dinâmico e divertido. "A intenção é plantar uma sementinha da ioga nas crianças para elas terem a ferramenta da prática no futuro", diz.

A instrutora de ioga Cassia Parmeggiani conta que esse lado lúdico nas aulas de ioga para a criança é importante como forma de transmitir as posturas ensinadas. "A partir de três anos a criança já pode praticar sozinha. Antes disso, o melhor é sempre acompanhada. Trabalhamos a prática de maneira atraente para cada faixa etária. E levamos em consideração inclusive o que vai realmente chamar a atenção daquela criança, seja por meio de jogos, música, histórias, brincadeiras, mandalas. Quando trabalhamos com criança é mais importante ser um facilitador do que um professor e orientar para as posturas. Mas devemos ter sempre em mente o que é confortável para ela", explica.

Fonte: MSN

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: