post image

Homens obesos têm uma chance inferior a 1% de voltar ao peso normal

Cientistas trazem mais um motivo para se prevenir a obesidade que vai além do impacto na saúde: os obesos têm poucas chances de voltar ao peso normal. Essas chances são de 1 em 210 para homens, e 1 para 124 para mulheres; e no caso de obesidade mórbida, as chances caem para 1 em 1.290 para homens, e 1 em 677 para mulheres. Os dados são de um estudo da King's College London, publicado nesta semana, no “American Journal of Public Health”.

Financiada pelo Instituto de Pesquisa em Saúde do Reino Unido, a pesquisa rastreou quase 280 mil participantes (cerca de 130 mil homens e 150 mil mulheres), usando aparelhos eletrônicos de saúde entre 2004 e 2014. O estudo analisou a probabilidade de pacientes obesos voltarem ao peso normal ou perderem 5% de gordura. Pacientes que tiveram cirurgia bariátrica foram excluídos do estudo. Foram registrados os índices de massa corporal (IMC) durante esse período.

As chances de obesos perderem 5% do peso foi de 1 em 12 para homens e de 1 em dez para mulheres. Para aquelas pessoas que perderam esse peso, 53% voltaram a engordar em até dois anos e 78%, em cinco anos.

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: