post image

Comer em restaurantes aumenta a ingestão de calorias, gordura e sódio

Comer em restaurantes, mesmo os que não são de fast-food, leva ao aumento de ingestão de calorias, gordura e sódio na comparação com refeições feitas em casa, diz um estudo do professor de cinesiologia Ruopeng An, da Universidade de Illinois, EUA, publicado na “European Journal of Clinical Nutrition”.

O estudo usou dados do Inquérito de Saúde e Nutrição Exame Nacional (NHANES, na sigla em inglês), que reúne regularmente informações sobre saúde e dieta de uma amostra representativa da população americana. Mais de 18 mil adultos responderam às perguntas sobre o que tinham comido nos dois dias anteriores e cerca de um terço dos participantes relatou ter comido fast-food em um ou dois dias, e um quarto relatou ter pedido serviço completo de restaurante em pelo menos um dia.

Na comparação com os participantes que tinham comido alimentos preparados em casa, os amantes de fast-food consumiram uma média de 190 calorias a mais por dia, 11 gramas a mais de gordura, 3,5 gramas a mais de gordura saturada, 10 mg a mais de colesterol e 300 mg adicionais de sódio. Já os que tinham escolhido restaurantes tradicionais consumiram cerca de 187 calorias a mais por dia em comparação com aqueles que comiam alimentos preparados em casa, 10 gramas a mais de gordura, 2,5 g a mais de gordura saturada, quase 60 mg a mais colesterol e 400 mg de sódio a mais.

O impacto do consumo de fast-food na ingestão calórica total diária foi maior entre os participantes com menos escolaridade, enquanto os participantes na faixa de renda média foram mais propensos a ingerir calorias extras em restaurantes tradicionais. Participantes obesos também se mostraram mais propensos a consumir calorias extras de restaurantes tradicionais em comparação com pessoas de peso normal ou em sobrepeso.

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: