post image

Carinho e estímulos são importantes nos primeiros mil dias do bebê

Se a gente pudesse dar uma receita para o bom desenvolvimento de uma criança, dois ingredientes não poderiam faltar: boa nutrição e afeto. Assim como a alimentação, o aconchego e o vínculo afetivo nos primeiros mil dias são importantíssimos para a criança. Eles estimulam as sinapses, conexões que o cérebro faz desde o momento do nascimento até a adolescência. A mágica começa ainda no útero, quando todos os órgãos e sentidos vão se formando e desenvolvendo. 

De acordo com o ginecologista José Bento de Souza, o período de formação vai até a metade da gravidez, na 20ª semana. A partir daí começa a fase de desenvolvimento. Órgãos como coração, pulmão, cérebro e rins que já se formaram, agora estão crescendo. O bebê começa a escutar entre a 17ª e 18ª semanas. “É importante que os pais conversem com a barriga, coloquem música que relaxe a mãe para o bebê ouvir”, ressalta o ginecologista. 

José Bento explica que “quando o bebê está dentro do útero e a mãe coloca uma música que ela gosta, a criança se acalma porque aumenta as endorfinas da gestante”. Essas endorfinas promovem uma sensação de bem estar tão grande, que o bebê carrega essa informação para fora do útero. A mesma música que relaxou a mãe durante a gravidez, pode acalmar o filho em uma crise de choro no futuro.  

Entre a 18ª e 19ª semanas a mãe começa a sentir os movimentos da criança. Até a 20ª semana o bebê pesa meio quilo e tem de 20 a 22 centímetros de comprimento. Em quatro meses ele aumenta em cinco vezes o seu peso. Na 37ª semana ele está com dois quilos e meio em média, e seus órgãos já têm autonomia completa para funcionar sem ajuda externa. 

Fora da barriga, o desenvolvimento neuropsicomotor é adquirido. “O bebê nasce com os neurônios desconectados, como fios de um computador desligados”, explica a pediatra e consultora do Bem Estar, doutora. Ana Escobar. 

A sinapse, conexão desses fios, acontece numa velocidade muito alta. Um bebê é capaz de fazer 700 sinapses por minuto nos primeiros três meses de vida. A ligação desses neurônios tem um nome e chama-se neuroplasticidade. 

O que estimula essas sinapses são os vínculos que o bebê estabelece com o seu cuidador. O carinho, a conversa, o contato olho no olho e o aconchego são importantíssimos, principalmente nos primeiros seis meses de vida. Aliado a isso, o estímulo com cores, sons, figuras, leituras e objetos também auxiliam no desenvolvimento. 

Etapas do desenvolvimento

O desenvolvimento da criança acontece de cima para baixo, crânio-caudal nos termos médicos. Quando nasce, o bebê não enxerga direito, só vê vultos. O foco começa a aparecer no terceiro mês. 

- Aos três meses o bebê também firma a cabeça.
- A partir do quinto mês ele já vira de lado. 
- No sétimo mês senta sozinho. 
- Aos nove meses começa a engatinhar. 
- Com um ano de idade o bebê começa a andar. 

No primeiro ano de vida o desenvolvimento motor é visto com maior destaque. A linguagem começa a se desenvolver aos nove meses, mas ganha força a partir do primeiro ano. Nessa fase já é possível ouvir “mama”, “papa”, “dá”, e a criança começa a compreender algumas coisas. Ela entende, por exemplo, quando alguém pergunta “cadê a mamãe?”, “cadê o papai?”.

O volume de aprendizado nesses primeiros mil dias é imenso. Cabe aos pais e a todos que fazem parte da vida da criança estimular esse desenvolvimento.

Fonte: G1

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: