post image

Ginecologista dá orientações sobre a doença e como prevení-la

Infecção bastante comum entre as mulheres, a candidíase afeta a região genital  e é provocada pelo fungo Candida Albicans, causando inflamação na área. Embora atinja a região genital feminina, a doença não é transmitida exclusivamente por relações sexuais, mas por qualquer tipo de contato.


A ginecologista da clínica DMI, Danielle Borba, explica que a Candidíase não é caracterizada como uma Doença Sexualmente Transmissível, mas requer alguns cuidados. “O fungo Candida existe naturalmente na vagina, mas ele se prolifera de forma descontrolada caso as condições da região favoreçam, que neste caso são, principalmente, o calor e a umidade. Estes dois fatores juntos formam as condições ideais para a proliferação da Candida quando a imunidade da mulher está baixa”, explica.


Segundo a especialista, as mulheres nordestinas precisam ter uma atenção redobrada por já habitarem um local muito quente. “Aqui no Piauí, por exemplo, a incidência de candidíase é ainda mais frequente por conta do calor intenso. Aliar isso a roupas muito justas, uso contínuo de jeans e do absorvente diário favorece ainda mais o surgimento da infecção”, justifica.


Os sintomas mais comuns da Candidíase são coceira na região vaginal, ardor vulvovaginal e inchaço na área. “Ela provoca também um corrimento esbranquiçado, com aspecto de nata de leite. Outro incômodo da doença é a dor durante as relações sexuais e ao urinar\", explica a ginecologista.


Tratamento


A boa notícia é que a Candidíase, na grande maioria das vezes, não traz consequências mais sérias e tem um tratamento simples. “Na maioria dos casos, usa-se um creme vaginal e um comprimido via oral para o casal, quando se tem vida sexual ativa. Outra recomendação importante é alternar o jeans com o uso de saias e vestidos para arejar a região, usar calcinhas de algodão e evitar estendê-las no banheiro, que é um ambiente úmido”, orienta.


Apesar de não se tratar de um problema sério, Dra. Danielle Borba destaca que um acompanhamento médico e o diagnóstico correto é essencial para um tratamento eficaz. \"É importante procurar seu médico para uma análise mais minuciosa por outros motivos. Apesar de assintomática na maioria dos casos, outra doença, chamada clamídia, também pode ter sintomas como coceira e corrimento, assim como alguns tipos de DST\'s\", esclarece.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: